Acadêmicos

Ernesto

Acadêmico Fundador

Número Cadeira: 0 / Patrono:

CURRICULUM LITERÁRIO


Ernesto Moamba, também conhecido como “Filho da África”, nasceu em 04 de agosto de 1994, em Moçambique, na Cidade de Maputo. A temática de sua escrita é marcada pela dor, o desespero e o sofrimento de sua Mãe África esquecida (segundo o autor), um verdadeiro cântico de lamento, uma ode à África. Seu trabalho literário encontra-se publicado em várias redes de comunicação social nacional e internacional, como o caso de Jornal Notícias, Domingo e Zambeze, em Moçambique. É membro fundador da AMCL (Academia Mundial de Cultura e Literatura), ocupando a Cadeira 21, com o Patrono Cruz e Souza. Finalista do Prêmio Segundo Varal Literário da Câmara Municipal de Divinopolitana de Letras, em Minas Gerais (BR), no Gênero Poesia Internacional, em 1º lugar. Lançou e publicou, pela Editora do Carmo (Brasília, DF), seu livro de estreia de poesia, “Liberta-te, Mãe África”. Recebeu o 3° Lugar no IV Concurso Internacional de Prosa – Prêmio Machado de Assis 2017, organizado pela Confraria Cultural Brasil-Portugal (CCBP). Lançou e publicou, pela Editora Folheando (Pará, BR), o livro infanto-juvenil “O Coelho Fugitivo: Entre a Esperteza e o Medo”, e ainda a 2ª edição de “Liberta-te, Mãe África”. Recentemente, publicou, nos Estados Unidos, em Nova York, por meio da Editora Underline Publishing, o livro “Free Yourself, Mother África”, traduzido para o inglês e, na Colômbia, pela Editorial Torcaza, a tradução para o espanhol de “Libérate, Madre África”. Atualmente, conta com três Antologias Internacionais de que participa como curador/organizador: Antologia Poética Brasil-Moçambique (UESPI-NEPA, Marleide Lins); Antologia Internacional Moçambique em Versos (Literarte Brasil, Izabelle Valladares) e Sentimentos Lusófonos (Editora Porto Lenha, Ana Ferreira). É membro do Círculo dos Escritores Moçambicanos na Diáspora – Sede em Portugal e Presidente de Núcleo Municipal de Maputo da Academia Internacional da União Cultura-Brasil.
- Condecorado no Brasil pela OMDDH – Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos com os Títulos Honoríficos: Embaixador de Paz e Defensor dos Direitos Humanos, Destaque Internacional Cultural e Social e Titulo Educacional 2020.
- Coordenador e representante em Moçambique da Writers Capital Foudation, Grécia (Curador de Panorama - Festival Internacional de Literatura).
A convite da Associação Progresso participa do Workshop de produção de Livros Infantis (Projecto: Better Education for Teacher Training and Empowerment for Results, financiado pela cooperação Canadiana em parceria com o MINED-Ministério da Educação).
É Presidente e Membro Fundador do Círculo Acadêmico de Letras e Artes de Moçambique (Sede - Cidade de Maputo).

E-mail: ernestoantonio427@gmail.com
Celular: (+258) 84 555 740 8


Bibliografia
Escritor, poeta e pesquisador de Moçambique. Livros público em África, Brasil, Estados Unidos, Itália e México.